O início da M&F Confecções

Como o próprio título já revela, a história da nossa empresa se mistura com a da nossa família. E talvez, como tantas outras empresas familiares, precisou lidar também com os desafios que esse tipo de laço implica.

O início da  empresa coincide com um momento importante de transformação na vida de nossas fundadoras, duas mulheres, mãe e filha – inclusive é daí a origem do nome –  numa época em que empreender nem era uma palavra tão popular como é hoje, especialmente quando relacionada à mulheres na administração de um negócio.

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Contudo, foi a experiência de mais de 15 anos no mercado de moda e o incentivo de alguns clientes que fizeram Sonia Garcia acreditar que poderia dar certo, e começar o que hoje é a M&F Confecções.

O ano era 2007 e àquela altura, depois de ter tido a sua própria empresa de moda e retornar ao mercado como comercial na área de uniformes, Sonia se deparou com um posicionamento crescente de clientes – entre eles a Daslu, icônica loja de artigos de luxo da cidade de São Paulo – que confiavam mais em seu trabalho e em sua capacidade de atendê-los, do que nos fornecedores que ela representava.   

Esse foi o ponto de partida, e ao seu lado Sonia tinha Paula Lins, a filha que ainda no início de sua juventude já apoiava a mãe em todas as atividades que esse novo empreendimento exigia. 

De lá para cá, se passaram 15 anos repletos dos mais diversos desafios, porém depois de uma  longa caminhada e muita evolução, essas duas mulheres podem se orgulhar de tudo que conseguiram construir.

A maioria dos clientes daquele início ainda seguem com a M&F, e nesse período viram tanto a empresa, quanto suas fundadoras crescer e prosperar. Nesses 15 anos, elas conseguiram criar uma estrutura de funcionários e equipamentos capaz de fabricar quase 100% da produção e atender seus clientes com maior qualidade e agilidade. 

Algumas curiosidades

Principal diferencial da M&F

Do início pequeno até hoje, uma coisa nunca mudou: o comprometimento com a honestidade e clareza no tratamento com o cliente, um diferencial que prezam e reforçam dentro da sua equipe.

Principal desafio no começo da empresa

Apesar da experiência no mercado de moda, foi uma adaptação desafiadora lidar com um público B2B (Business to Business) para quem estava habituada a lidar com o consumidor final, ou o chamado B2C (Business to Consumer).

Principal  evolução

Cada pequena evolução foi fundamental para o que a empresa se tornou, em especial quando se fala de conhecimento sobre o produto, matéria-prima e mercado de atuação. 

Considerando isso, a principal evolução da empresa foi no quesito profissional que com a ampliação permitiu comportar 80% da produção internamente, garantindo maior qualidade e melhor atendimento para as demandas dos clientes.

E para aqueles que desejam atuar na área de confecção de uniformes

Principais desafios

Inicialmente

Competição acirrada de valores e deslealdade da concorrência. 

Ao prometer a mesma qualidade do produto com valor inferior, os concorrentes dificultam as negociações para quem trabalha honestamente, e ainda comprometem a reputação de todo o setor quando entregam um produto de baixa qualidade.

Reflexos pandemia de Covid-19

A falta de algodão no mercado – que está entre as principais matérias-primas da indústria têxtil –  e a alta do dólar têm sido os maiores desafios desde o início da pandemia de Covid-19, pois interferem diretamente na produção, tingimento e estoque de tecidos nas tecelagens.

Por consequência, houve uma alteração drástica na dinâmica de trabalho com as tecelagens que passaram a atender somente por encomenda, e com isso as confecções precisaram aumentar seus estoques a fim de suprir as demandas dos clientes sem comprometer o tempo de espera.

Por onde começar

Pesquise muito a respeito, estude o mercado, visite confecções e converse com os profissionais da área, pois conhecer a prática e experiência de quem atua é fundamental. 

Relação com clientes

Desenvolva uma relação de parceria com o seu cliente, pautada em honestidade e respeito. 

Não faça promessas que não possa cumprir, e ao perceber qualquer problema, jogue limpo com o cliente, pois isso facilita a compreensão dele para lidar com a situação, o que por consequência os ajuda a chegar a uma resolução da questão.

Aprendizados

A escuta e o diálogo são essenciais para garantir uma boa relação de troca com fornecedores e clientes. 

A celebração dos 15 anos

A celebração vem com um misto de sensações, em especial por acontecer após 2 anos de pandemia, situação que provocou transformações tão grandes para todos nós.

É bom perceber a evolução contínua que a empresa teve nesses 15 anos, mantendo bons clientes ao oferecer um serviço e produtos dos quais pode se orgulhar. 

Planos para o futuro

Visando mais melhorias e agilidade no atendimento, tem sido feito investimentos em maquinários mais modernos que facilitam o trabalho da equipe. 

Além disso, vem sendo estudado a estruturação de um segmento adicional para a confecção ao longo dos próximos 3 anos. 

Gostou? Nós adoramos poder compartilhar um pouco da nossa história e aprendizados com você?

Até o próximo post!